Totem e tabu: discussões atuais
Resumo
Dada a extrema relevância que os temas do complexo de Édipo, violência, abuso e incesto adquirem na psicanálise e na clínica da atualidade, este texto, pretende retomar o livro de Freud -Totem e tabu (1913-1980), para que a partir dali estes conceitos possam ser tensionados. A compreensão de Freud a respeito da origem da civilização baseia-se na proibição do incesto e do pacto entre os irmãos com relação a um barramento da violência como as formas que possibilitam a organização das relações entre os homens, nesse sentido a atualidade do texto é imensa, na medida em que retoma a questão de que a posição com relação a violência é o que possibilita diferenciar a cultura da natureza. Além disso, através do texto, Freud também demonstra que a função da família é, sobretudo, simbólica; o papel do complexo de Édipo no desenvolvimento individual e cultural e, por último, que a organização cultural se fundamenta na ideia de que as palavras devem estar no lugar dos atos.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.