Implementação do plantão-psicológico no serviço-escola de psicologia

relato de experiência

Autores

  • Josimar Antônio de Alcântara Mendes Doctoral Researcher na University of Sussex, Reino Unido
  • Ana Rita Coutinho Xavier Naves

DOI:

https://doi.org/10.29327/217869.10.1-11

Resumo

A implementação do plantão psicológico nos serviços-escola de Psicologia tem se tornado prática comum nos cursos de graduação em Psicologia. Tal implementação apresenta desafios e ganhos para o processo formativo dos alunos e também para os processos institucionais. Este artigo apresenta um relato narrativo da experiência de implementação do plantão psicológico em um serviço-escola de Psicologia do Distrito Federal. Este relato indica que a implementação do plantão psicológico atendeu aos processos formativos dos alunos, enquanto terapeutas-em-formação, atendeu aos objetivos institucionais e, principalmente, atendeu à comunidade e às suas necessidades. Os alunos estiveram envolvidos com o manejo clínico de casos complexos, o que os ajudou a trabalhar a sua confiança para a atuação clínica. A instituição foi beneficiada por apresentar uma prática de estágio que se apresentou com um diferencial para a formação dos seus alunos. Já a comunidade, passou a ser mais bem atendida em suas demandas. Além do relato de implementação, também é apresentado um modelo de atendimento clínico em três etapas para os casos de urgência e emergências psicológicas atendidos no plantão.

Biografia do Autor

  • Josimar Antônio de Alcântara Mendes, Doctoral Researcher na University of Sussex, Reino Unido
    Psicólogo, terapeuta de casal, família e individual. É graduado pela Universidade de Católica de Brasília, mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília. Atualmente, é Doctoral Researcher na University of Sussex, Reino Unido.

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Publicado

2021-08-25

Edição

Seção

Artigos