Epigenética e suas contribuições para a prática da psicoterapia
DOI:
https://doi.org/10.29327/217869.10.1-9Resumo
Resumo: Contextualizar os estudos da epigenética dentro da psicologia no cenário da psicoterapia, analisando as possíveis contribuições para a prática profissional do psicólogo. Métodos: Revisão narrativa da literatura, utilizando bases eletrônicas como: PubMed, Scielo e Google acadêmico. Resultados: Autores identificaram a influência da psicoterapia na epigenética, evidenciando-a como importante instrumento para a prática clínica do psicólogo. Discussão: A epigenética vem se fortalecendo no meio científico atualmente, e os estudos aqui revisados apontam para uma utilização maior destas teorias aliadas ao estudo da Psicoterapia. Conclusão: mesmo sendo uma área nova e com grande potencial da ciência em inúmeros campos, a epigenética está diante de longa caminhada em direção ao trabalho do psicólogo do Brasil, visto a escassez de estudos nacionais na área.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.