Roleplaying game como ferramenta de intervenção psicológica em grupo operativo
DOI:
https://doi.org/10.29327/217869.10.2-7Resumo
O presente artigo consiste em um relato de experiência em Estágio Básico de Psicologia, que ocorreu em um grupo terapêutico em uma ONG de Porto Alegre-RS, Brasil. Realizou-se um Grupo Operativo (Pichón-Riviere) com quatro adolescentes cuja demanda identificada transpassava a fase do desenvolvimento vital do grupo, na qual a principal tarefa é a busca pela identidade, focalizando a identidade profissional. Observou-se o enfrentamento de problemas existenciais e a conquista de uma adaptação ativa às demandas da fase vital em que se encontravam. Este processo se deu por meio da fantasia e aprendizagem criativa perante a tarefa, sendo que o estado de tarefa grupal foi alcançado com a realização de Roleplaying Game. Durante o jogo, o grupo percorreu os seis vetores que sinalizam as transformações ocorridas no processo grupal. O grupo fez um salto de estado: de pré-tarefa para tarefa. Após, elaborou o projeto na tarefa. Evidenciou-se que o uso do jogo de interpretação de papéis facilitou este movimento por ser de categoria múltipla e envolver a criação de um avatar, que consequentemente favoreceu a projeção e identificação dos participantes bem como a revelação das fantasias universais, fundamentais para que o processo de mudança aconteça.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.