Papel da família no desenvolvimento de habilidades sociais das crianças
DOI:
https://doi.org/10.29327/217869.11.2-9Resumo
O estudo das habilidades sociais na infância se mostra de grande relevância no contexto atual, as crianças deparam-se com diferentes regras, normas e valores em cada grupo social em que são inseridas. Na infância se inicia a aprendizagem dos comportamentos sociais e normas de convivência, é a fase básica para as aprendizagens humanas e o relacionamento familiar é o primeiro ambiente social da criança. O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura integrativa de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Teve por objetivo: conceituar habilidades sociais e descrever o papel da família no desenvolvimento de habilidades sociais das crianças. Os resultados apontaram que o
modo que os pais interagem com seus filhos e os educam é relevante para a aprendizagem de comportamentos considerados adequados. A família sendo o primeiro ambiente social da criança, faz com que os pais sejam os principais modelos de comportamentos para elas. Considera-se que o ambiente familiar pode tanto proporcionar comportamentos socialmente adequados, como os inadequados. Conclui-se a importância de se promover treinamentos e intervenções com os pais com a finalidade de promover habilidades sociais e práticas parentais, visando a prevenção de problemas de comportamentos, facilitando a socialização e a aquisição de habilidades sociais na infância.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.