Redes sociais e desamparo na contemporaneidade: uma leitura psicanalítica
DOI:
https://doi.org/10.29327/217869.11.1-5Resumo
O presente estudo se apresenta como uma investigação do uso das redes sociais na contemporaneidade através de uma leitura psicanalítica. A temática versa sobre a presença das redes sociais em crescente escala na vida das pessoas, manifestando vários aspectos que deixam à mostra o desamparo psíquico e narcísico que singularmente constituem o sujeito. A metodologia qualitativa de investigação utilizada foi revisão da literatura, tipo exploratória, assistemática possibilitando transitar em bibliografias de diferentes tempos da humanidade, desde a descoberta das motivações psíquicas dos usuários das mídias sociais, assim como, verificar como esses espaços podem se tornar depositários de projeções psíquicas. Conclui-se que, os impulsos que levam ao uso das mídias sociais se encontram na intersecção entre as representações das identificações primárias subjacentes do seu ideal de eu, eu ideal e as imposições culturais. Trilhando este caminho, tanto o movimento gregário quanto o individual em direção às mídias são influenciados e influenciadores das massas constituídas por sujeitos sociais e isolados, podendo então, levar a uma abertura na cultura, mas também a despersonalização e ao mal-estar de seus integrantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.