Crianças institucionalizadas em processo terapêutico: intervenções possíveis
Resumo
Esse trabalho objetivou analisar as possíveis intervenções do processo psicanalítico com crianças institucionalizadas através de uma revisão teórica voltada à infância e etapas do desenvolvimento psíquico. Investigou-se de que forma o setting analítico pode contribuir nesses processos e auxiliar nos estágios do desenvolvimento egóico. A pesquisa foi elaborada utilizando-se da metodologia qualitativa, por meio da revisão de literatura, através de livros clássicos e escritas mais recentes sobre o tema. Explorou-se o contexto de crianças institucionalizadas, as quais vivenciaram um inegável desamparo nos primeiros estágios de seu desenvolvimento psíquico, bem como as marcas deixadas perante essas experiências. Além disso, destacam-se as especificidades dessa clínica como forma de perceber a psicanálise enquanto método de intervenção social, explorando os desafios existentes neste campo de atuação da psicologia e suas singularidades. Desta forma, evidenciou-se a potência do trabalho psicanalítico frente às possíveis falhas no processo de maturação egóica e a escassez de materiais sobre a temática, sendo essa de grande relevância social.
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