Percepção parental e esquemas desadaptativos em usuários de substâncias psicoativas
Resumo
A presença de Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs) em indivíduos com Transtorno por Uso de Substâncias (TUS) é um risco significativo para o consumo de substâncias psicoativas e recaídas. Este estudo comparou os EIDs e a percepção do estilo parental entre indivíduos com TUS e irmãos não afetados. Os resultados indicaram que indivíduos com TUS têm mais EIDs, sendo os EIDs relacionados à percepção do estilo parental, principalmente entre indivíduos com TUS. O estudo enfatiza a importância de avaliar EIDs em usuários de substâncias por meio de uma conceitualização individualizada e psicoeducação para ajudá-los a monitorar comportamentos e sensações prejudiciais ao relacionamento com figuras parentais ou que possam levar à recaída. A Terapia de Esquemas (TE) é uma opção de tratamento eficaz em casos complexos, inclusive naqueles com diagnóstico de TUS.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.