Contribuições da TCC na psicoterapia infantil: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.29327/Resumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência de estágio curricular em Psicologia, realizado a partir de agosto de 2024 em uma clínica especializada em atendimento psicológico e formação em Psicologia. O objetivo é discutir as contribuições da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para a psicoterapia infantil, com base nas percepções de uma estagiária. Trata-se de um estudo qualitativo que integra experiências práticas e fundamentos teóricos, contribuindo para o desenvolvimento profissional e científico. As vivências relatadas referem-se ao atendimento de duas crianças de sete anos, acompanhadas na TCC desde agosto de 2024. Ambas já estavam em tratamento na abordagem Sistêmica com a mesma terapeuta desde o ano anterior. Para garantir a ética, obteve-se consentimento dos responsáveis por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), e foram adotados pseudônimos. A prática da TCC demonstrou resultados significativos no processo terapêutico das crianças. Destacam-se a clareza e o engajamento proporcionados pela estruturação das sessões, a eficácia das intervenções vinculares baseadas na TCC e o impacto do empirismo colaborativo no desenvolvimento de pensamentos e comportamentos mais adaptativos. Essas estratégias favoreceram a promoção da saúde mental e trouxeram ganhos específicos para cada caso. O estudo evidencia a relevância da TCC na psicoterapia infantil e reforça a importância do estágio supervisionado para a formação profissional, proporcionando uma compreensão integrada da teoria e da prática clínica.
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