Implementação do plantão-psicológico no serviço-escola de psicologia
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.29327/217869.10.1-11Resumo
A implementação do plantão psicológico nos serviços-escola de Psicologia tem se tornado prática comum nos cursos de graduação em Psicologia. Tal implementação apresenta desafios e ganhos para o processo formativo dos alunos e também para os processos institucionais. Este artigo apresenta um relato narrativo da experiência de implementação do plantão psicológico em um serviço-escola de Psicologia do Distrito Federal. Este relato indica que a implementação do plantão psicológico atendeu aos processos formativos dos alunos, enquanto terapeutas-em-formação, atendeu aos objetivos institucionais e, principalmente, atendeu à comunidade e às suas necessidades. Os alunos estiveram envolvidos com o manejo clínico de casos complexos, o que os ajudou a trabalhar a sua confiança para a atuação clínica. A instituição foi beneficiada por apresentar uma prática de estágio que se apresentou com um diferencial para a formação dos seus alunos. Já a comunidade, passou a ser mais bem atendida em suas demandas. Além do relato de implementação, também é apresentado um modelo de atendimento clínico em três etapas para os casos de urgência e emergências psicológicas atendidos no plantão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.