Depressão no homem: o impacto da experiência de paternidade
DOI:
https://doi.org/10.29327/217869.11.1-3Resumo
A depressão constitui situação de frustração, mesmo sem perda, e diminuição de atividades agradáveis. A depressão pós-parto advém no período puerperal, com sintomas próprios à depressão maior e ocorre próximo ao primeiro ano após o nascimento do bebê. Essa realidade pode também atingir os pais. Foi considerado, neste estudo, a complexidade psíquica presente na patologia da depressão e as questões culturais no âmbito masculino, ampliadas diante da experiência da paternidade do primeiro filho. O objetivo foi investigar o impacto psicológico da experiência de paternidade e a possibilidade de manifestação de sintomas depressivos em homens, após o nascimento do primeiro filho. Participaram nove homens. Para o procedimento de análise de dados, utilizou-se a Análise Temática de Braun e Clarke, que permite a intepretação do conteúdo por meio do engendramento de temas que se aproximam. Constatou-se a dificuldade dos pais em falar de si mesmos, corroborando a ideia de que o homem cuida pouco de si e expressa menos seus sentimentos. Demonstrou-se a fundamental importância de que os pais, sobretudo após o nascimento do primeiro filho, sejam apoiados por uma rede social e familiar, pois há verificações empíricas que denotam a possibilidade de manifestações depressivas e dificuldades de expressão, nesses indivíduos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.