Crianças institucionalizadas em processo terapêutico: intervenções possíveis

Autores

  • Ana Paula Reis da Silveira Atitus Educação
  • Mariana Steiger Ungaretti

DOI:

https://doi.org/10.61085/2238-9709.2023.v12i2.437

Resumo

Esse trabalho objetivou analisar as possíveis intervenções do processo psicanalítico com crianças institucionalizadas através de uma revisão teórica voltada à infância e etapas do desenvolvimento psíquico. Investigou-se de que forma o setting analítico pode contribuir nesses processos e auxiliar nos estágios do desenvolvimento egóico. A pesquisa foi elaborada utilizando-se da metodologia qualitativa, por meio da revisão de literatura, através de livros clássicos e escritas mais recentes sobre o tema. Explorou-se o contexto de crianças institucionalizadas, as quais vivenciaram um inegável desamparo nos primeiros estágios de seu desenvolvimento psíquico, bem como as marcas deixadas perante essas experiências. Além disso, destacam-se as especificidades dessa clínica como forma de perceber a psicanálise enquanto método de intervenção social, explorando os desafios existentes neste campo de atuação da psicologia e suas singularidades. Desta forma, evidenciou-se a potência do trabalho psicanalítico frente às possíveis falhas no processo de maturação egóica e a escassez de materiais sobre a temática, sendo essa de grande relevância social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Reis da Silveira, Atitus Educação

    Psicóloga, Pós-graduada em Psicologia Clínica e Transtornos Psicológicos da Infância e da Adolescência, residente em Saúde da Criança no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

  • Mariana Steiger Ungaretti

    Psicóloga e Psicanalista, Mestre em Psicologia Clínica pela PUCRS, docente no curso de psicologia da Atitus Educação.

Downloads

Publicado

06-09-2024

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

Crianças institucionalizadas em processo terapêutico: intervenções possíveis. (2024). Diaphora, 12(2), 55-61. https://doi.org/10.61085/2238-9709.2023.v12i2.437