Contribuições da TCC na psicoterapia infantil: um relato de experiência

Autores

  • Eduarda Stein Sanini Cesuca
  • Tatiana da Silva Cesuca
  • Aline da Silva Piason Cesuca e PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.29327/

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência de estágio curricular em Psicologia, realizado a partir de agosto de 2024 em uma clínica especializada em atendimento psicológico e formação em Psicologia. O objetivo é discutir as contribuições da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para a psicoterapia infantil, com base nas percepções de uma estagiária. Trata-se de um estudo qualitativo que integra experiências práticas e fundamentos teóricos, contribuindo para o desenvolvimento profissional e científico. As vivências relatadas referem-se ao atendimento de duas crianças de sete anos, acompanhadas na TCC desde agosto de 2024. Ambas já estavam em tratamento na abordagem Sistêmica com a mesma terapeuta desde o ano anterior. Para garantir a ética, obteve-se consentimento dos responsáveis por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), e foram adotados pseudônimos. A prática da TCC demonstrou resultados significativos no processo terapêutico das crianças. Destacam-se a clareza e o engajamento proporcionados pela estruturação das sessões, a eficácia das intervenções vinculares baseadas na TCC e o impacto do empirismo colaborativo no desenvolvimento de pensamentos e comportamentos mais adaptativos. Essas estratégias favoreceram a promoção da saúde mental e trouxeram ganhos específicos para cada caso. O estudo evidencia a relevância da TCC na psicoterapia infantil e reforça a importância do estágio supervisionado para a formação profissional, proporcionando uma compreensão integrada da teoria e da prática clínica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduarda Stein Sanini, Cesuca

    Graduanda em Psicologia, Centro Universitário Cesuca.

  • Tatiana da Silva, Cesuca

    Psicóloga.

Downloads

Publicado

16-09-2025

Edição

Seção

Prêmio Estudante e Recém-formado

Como Citar

Contribuições da TCC na psicoterapia infantil: um relato de experiência. (2025). Diaphora, 13(2), 130-134. https://doi.org/10.29327/